Museu do Senado recebe relíquia do Império

Da Redação | 01/06/2004, 00h00

O Museu do Senado acrescenta nesta terça-feira (1) uma preciosa peça ao seu acervo de raridades históricas e artísticas: a pasta de despacho que pertenceu ao senador do Império e conselheiro de Estado José Thomaz Nabuco de Araújo. A solenidade de doação, iniciativa do bisneto do senador, Afrânio de Mello Franco Nabuco, será realizada às 18h30, no Salão Nobre. Receberá a pasta, em nome da Casa, o presidente do Senado José Sarney. A pasta de despacho será doada pela família em ato que contará inclusive com a presença um tabelião de cartório, para formalizar a entrega da relíquia ao acervo do museu.

Baiano de Salvador, José Thomaz Nabuco de Araújo foi um dos mais influentes homens públicos do Segundo Reinado. Ministro, deputado, senador, conselheiro de Estado, governador de província, o advogado formado na tradicional Faculdade de Direito de Olinda (PE) foi o primeiro a propor, em nível ministerial, a gradual abolição da escravatura no país. Em sua pasta de despacho, Nabuco conduziu projetos de lei que ajudaram a modificar o perfil do Brasil Império, na segunda metade do Século 19.

Como ministro e legislador, lançou as bases das reformas judiciária e hipotecária, fez aprovar leis sobre crimes cometidos por brasileiros no exterior e sobre casamentos mistos; reformou a magistratura e os tribunais do comércio, instituiu o Ministério Público, fundou a Ordem dos Advogados do Brasil, a qual presidiu em 1866. Fez a reforma penal, introduziu no direito brasileiro as sociedades de responsabilidade limitada e apresentou projeto de abertura do Rio Amazonas ao comércio internacional.

Ministro da justiça nos gabinetes Paraná, Abaeté e Olinda e senador pela Bahia em 1858, se tornou conselheiro de Estado em 1866, órgão presidido pessoalmente por Dom Pedro II, no qual defendeu a tese de que -o rei reina mas não governa-. O eminente abolicionista, diplomata, político, jornalista, historiador e escritor Joaquim Nabuco, seu filho, escreveu posteriormente sua biografia, intitulada Um Estadista do Império .


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: