Heloísa protesta diante das comemorações pelo superávit

Da Redação | 01/06/2004, 00h00

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) manifestou seu protesto diante das comemorações - de integrantes do governo federal, lideranças governistas no Congresso e setores da imprensa - pelo país ter quebrado o recorde do superávit primário. Ela lembrou que para ser alcançado o superávit, muitos brasileiros, sobretudo os mais pobres, ficam sem saneamento básico, moradia popular, segurança pública, saúde, educação e assistência social.

- O superávit não é só um instrumento feito através de cortes no papel, na execução orçamentária. Para ele ser construído para agradar as hienas do mercado financeiro, significa a dor, a angústia e o desemprego de milhões de brasileiros, sobretudo os filhos da pobreza, que acabam ficando sem o serviço público a ser disponibilizado pelo governo - afirmou Heloísa Helena.

Outro assunto abordado pela senadora alagoana foi a proposta de instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar diversas denúncias de corrupção no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ela informou que já assinou o requerimento proposto pelos senadores José Agripino (PFL-RN) e Arthur Virgílio (PSDB-AM).

Lamentando a ausência de Arthur Virgílio em Plenário, Heloísa Helena comentou que há alguns meses discutiu com o senador sobre o ministro da Saúde. Ela achava que o senador amazonense estava agindo de forma irresponsável ao atacar Humberto Costa, pessoa que ela considera competente tecnicamente. Depois das denúncias envolvendo corrupção naquele ministério, ela disse que só depois da investigação de uma CPI poderia ter uma opinião sobre a honestidade do ministro.

- Há dois anos eu brigava com alguns senadores quando eles falavam muito mal, inclusive esculhambando membros do PT. Falavam de problemas éticos, de Santo André, de empresários que financiavam filhos de Lula e José Dirceu. Hoje esses mesmos senadores são da curriola do governo, são tratados como queridinhos. Agora eu só boto a mão no fogo pelos meus meninos que estão lá em casa - declarou Heloísa Helena.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: