Luis Fernando Veríssimo fala sobre música na Rádio Senado

Da Redação | 27/05/2004, 00h00

A Rádio Senado apresenta neste sábado (29), às 20h, o programa Escala Brasileira, com entrevista com o escritor Luis Fernando Veríssimo. O Escala, que sempre realiza entrevistas com músicos brasileiros, desta vez vai contar com um escritor que também é saxofonista. Veríssimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre (RS). Filho do escritor Érico Veríssimo, estudou música durante a temporada que a família passou nos Estados Unidos e até hoje não se separa de seu saxofone.

Ele conta à Rádio Senado como ia para Nova York, na época da Segunda Guerra Mundial, com pouco dinheiro, ouvir os mestres Dizzy Gillespie e Charlie Parker, entre outros, na casa noturna Birdland. No programa ele também aborda seu livro Banquete dos Deuses, explorando as referências musicais incluídas no texto.

Jornalista desde 1966, quando foi editor de variedades, Veríssimo foi redator, editor nacional e internacional e trabalhou também como tradutor.

Em 1975 o sucesso de sua coluna garantiu o lançamento, naquele ano, do livro A Grande Mulher Nua. Para a TV, redigiu textos para os programas Planeta dos Homens e Comédias da Vida Privada, entre outros. Ele conta como fez parte do maior sexteto do mundo.

Os discos do Veríssimo/músico são verdadeiras raridades, por isso o Escala desta semana é uma oportunidade e de os ouvintes se deleitarem com as interpretações de Veríssimo para Bar Brasil, Perdido, Wave, Embraceable you, Sophisticated lady, As time goes by, Corcovado e Ocean.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: