Romero Jucá destaca importância da Comara

Da Redação | 04/05/2004, 00h00

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) destacou a importância da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), subordinada ao Comando da Aeronáutica e criada para planejar, conservar e equipar os aeroportos da Região Amazônica. Com sede em Belém (PA), a comissão atua em todo o território amazônico e gera aproximadamente mil empregos qualificados, "orientados para uma administração moderna, com ênfase no planejamento administrativo, logístico e de engenharia", frisou Jucá.

Entre as informações divulgadas pela organização, o parlamentar registrou construção e recuperação de mais de 150 pistas, além da viabilização de mais de 70 obras de reformas de instalações aeroportuárias e vias públicas, feitas em quase meio século de atividades. Ele destacou ainda a atuação da Comara no meio aquático, no auxílio e no fornecimento de transporte fluvial e a reforma do prédio da Administração do Destacamento da Comara em Manaus (AM), "elevando a capacidade de armazenagem e melhorando as condições de hotel de trânsito".

Quanto aos aeroportos, o parlamentar ressaltou obras significativas realizadas pela Comissão, além de obras complementares imprescindíveis ao funcionamento do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), como pátios para estacionamento das novas aeronaves, hangares, drenagem e salinização.

Romero Jucá, ao relatar o contingenciamento dos recursos orçamentários, que significou corte de dois terços para as ações da Comara, indagou aos parlamentares se haveria alguma empresa que prestaria os mesmos serviços que a Comissão com a mesma qualidade e os custos reduzidos que ela apresenta.

- É difícil estabelecer o real valor do trabalho que a Comara desenvolve na Amazônia, principalmente se levarmos em conta as condições extremamente adversas que seus quadros enfrentam para execução dos serviços, desde o acesso para o maquinário, obtenção da matéria prima, até o nível pluviométrico, entre outras - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: