Paulo Paim faz resumo de seminário sobre desemprego e renda
Da Redação | 04/05/2004, 00h00
O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um resumo do seminário Desemprego e Renda, que reuniu no Senado, na semana passada, os economistas Márcio Pochmann, da Unicamp; José Pastore, da USP; Jorge Arbache, da UnB; além do presidente do IBGE, Cimar Azevedo. O principal diagnóstico compartilhado pelos professores convidados, conforme assinalou, foi o "estado de inanição" vivenciado pela economia brasileira há mais de duas décadas.
- Segundo informações do próprio Banco Central, há quatro anos o Brasil recebeu US$ 32,7 bilhões em investimentos. No ano passado, foram apenas US$ 10,1 bilhões, uma queda de 70% - comentou.
Como nem um crescimento de 5% ao ano da economia seria suficiente para solucionar o problema do desemprego, segundo afirmaram os economistas, a solução apresentada seria a abertura de frentes de trabalho pelo governo federal.
Paim também acredita que a medida pode contribuir para evitar o crescimento incontrolável do desemprego. De acordo com pesquisa mensal de emprego do IBGE relativa a março, a taxa de desocupação no país situa-se em 12,8%, o correspondente a um contingente de 2,7 milhões de desempregados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: