Raupp quer ampliação da estrutura portuária em Porto Velho

Da Redação | 03/05/2004, 00h00

Ao destacar a notícia de que este ano Rondônia baterá o recorde na exportação de soja com dois milhões de toneladas, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu que sejam viabilizados recursos para a modernização e a ampliação da estrutura portuária e das vias de acesso ao Porto Graneleiro, em Porto Velho. Dentre as opções estão o projeto de parceria público-privada (PPP) e a alocação de recursos do Ministério dos Transportes, pois, segundo o parlamentar, não se deve estimular a produção e falhar no transporte.

Responsável pela implantação do Porto Graneleiro quando governava Rondônia, Raupp destacou os reflexos da obra na economia do estado citando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): "o Porto Graneleiro localizado em Porto Velho e o transporte hidroviário são elementos que apontam para o desenvolvimento da agropecuária do estado de Rondônia".

Ao enfatizar a expressividade do porto, Raupp disse que, "embora a soja seja efetivamente o principal produto embarcado no Porto Graneleiro, muitos outros produtos tem participação destacada em sua movimentação". Em termos de embarque, ele ressaltou a brita, a madeira, o açúcar, a cerâmica, e principalmente a carga geral em carretas e contêineres. No tocante às cargas desembarcadas, os destaques são os granéis líquidos, em especial o óleo diesel, a gasolina e o querosene de aviação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: