Duciomar: tragédia de Eldorado dos Carajás pode se repetir
Da Redação | 28/04/2004, 00h00
O senador Duciomar Costa (PTB-PA) pediu atenção das autoridades, especialmente do Ministério da Justiça e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a situação que vem ocorrendo em Eldorado dos Carajás, no Pará, onde 19 sem-terras foram assassinados em 17 de abril de 1996. Segundo o senador, nova invasão ocorrida na última terça-feira (27) traz o risco de que a tragédia se repita.
De acordo com Duciomar, os sem-terra invadiram uma fazenda produtiva, a primeira a produzir embriões na Amazônia e que tem hoje 18 mil cabeças de gado. "O Pará é um dos maiores produtores de carne do Brasil", disse.
Duciomar afirmou que a ação rápida das autoridades pode evitar mais um conflito. Disse que os brasileiros vêm assistindo diversas situações de violência no campo, no Rio de Janeiro, entre índios e garimpeiros, e muito se discute sobre o problema, mas ninguém fala sobre a causa de tudo isso. Na opinião do senador, a ausência e omissão do poder público geram situações como essas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: