Serys anuncia semana de capacitação em "software" livre
Da Redação | 22/04/2004, 00h00
O Comitê Técnico de Implementação do Software Livre, da Presidência da República, realiza, a partir da próxima segunda-feira (26), na Universidade dos Correios, em Brasília, a 1ª Semana de Capacitação e Desenvolvimento em Software Livre. A informação foi repassada pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Software Livre e pela Inclusão Digital. Software livre é aquele que pode ser usado, copiado e distribuído livremente.
- Não tenho dúvida que esta iniciativa do governo federal representa um momento muito especial e vai, sem dúvida nenhuma, marcar a agenda positiva da administração pública neste período em que tantos procuram pontificar como pregoeiros do caos, tentando fazer acreditar que o governo Luiz Inácio Lula da Silva seria um governo inteiramente paralisado - afirmou Serys.
Segundo a senadora pelo Mato Grosso, mil funcionários públicos deverão ser treinados nos mais de cem cursos que serão oferecidos durante a semana de capacitação. Os temas que serão discutidos são gestão de software livre, suporte e aplicações em software livre, bases de dados, infra-estrutura e desenvolvimento de software.
Serys destacou que, com a realização da semana de capacitação, o governo Lula começa a enfrentar o problema da remessa de royalties ao exterior no pagamento da manutenção do software proprietário (programa de computador que requer pagamento para seu uso, cópia ou redistribuição). Ela comentou que com a ampliação do uso do software livre o governo poderá reduzir significativamente o envio de capital, hoje estimado em R$ 1,1 bilhão por ano.
Chapada
Outro assunto abordado pela senadora foi o aniversário do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, transcorrido no dia 12 de abril. Ela lamentou que, apesar de já estar completando 15 anos, o parque sequer teve seu plano de manejo implementado. Serys lembrou que a iniciativa deveria ter sido concluída até 1993, conforme estipulava o decreto de criação do parque, assinado pelo então presidente da República, José Sarney.
Segundo Serys, desmatamentos e queimadas têm se sucedido anualmente, junto com construções irregulares, acúmulo de lixo e outras ações predatórias que vêm comprometendo o meio ambiente. Ela fez um apelo à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no sentido de que o governo não permita que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães continue submetido ao atual processo de degradação.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: