Comissão de Educação discute venda da Embratel

Da Redação | 13/04/2004, 00h00

Durante a audiência pública destinada a examinar a venda da Embratel, o diretor da empresa, José Roberto Souza Pinto, tentou tranqüilizar os membros da Comissão de Educação (CE) ao informar que a empresa não está sendo vendida, mas apenas poderá ter o seu controle acionário transferido para outro grupo. Disse que a Embratel é, atualmente, uma empresa "saudável" e que, nos últimos anos, investiu cerca de R$ 11 bilhões como forma de conquistar novos clientes, que hoje somam mais de 50 milhões.

José Roberto Souza Pinto informou que a empresa vem cumprindo o seu papel na universalização de serviços, principalmente com relação à instalação de pontos fixos de telefones em regiões menos desenvolvidas do país, incluindo aquelas em que não existe sequer energia elétrica. Com isso, observou, a empresa atende a área social e parte para ser competitiva. Mas deixou claro que apenas serviços de telefonia não sustentam qualquer empresa de telecomunicações, a exemplo da Embratel, razão pela qual deve investir em outros serviços.

A Teléfonos del México (Telmex), atual controladora da empresa de telefonia celular Claro e que está no páreo para adquirir a Embratel, também foi convidada para participar da audiência pública. O vice-presidente da empresa, José Formoso Martinez, confirmou que a proposta para aquisição da Embratel é mesmo de US$ 360 milhões, "recursos provenientes dos próprios cofres da Telmex".

José Formoso Martinez previu ainda que a compra da Embratel irá permitir o próprio fortalecimento econômico-financeiro da empresa, gerando, conforme observou, melhor qualidade e aumento de novos serviços. Ele também garantiu que a Telmex, após adquirir a Embratel, irá atender as comunidades rurais e populações de baixa renda.

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Luiz Leonardo Cantidiano, voltou a reafirmar que a instituição que dirige, por força de lei, não pode interferir em transações de mercado, como a venda da Embratel. Ele informou que a CVM vai se pronunciar apenas quando a operação for concretizada. Mas adiantou que a CVM irá lutar para garantir os direitos dos acionistas, principalmente os minoritários.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Pedro Jaime Ziller de Araújo, revelou que a Telmex já protocolou, no último dia 30 de março, na sede da agência, pedido de anuência prévia para a compra da Embratel, solicitação considerada formal. Informou que o processo deverá ser analisado, em caráter sigiloso, de 45 a 60 dias.



Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: