CE analisa venda da Embratel

Da Redação | 12/04/2004, 00h00

A venda do controle acionário da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) à companhia Teléfonos de México (Telmex), atual controladora da empresa de telefonia celular Claro, será analisada em audiência pública da Comissão de Educação (CE), marcada para as 10h desta terça-feira (13). A audiência foi solicitada pelo senador Hélio Costa (PMDB-MG).

A transferência do controle da Embratel pela norte-americana MCI está sendo analisada pela Justiça dos Estados Unidos. A MCI optou pela proposta da Telmex, mas o consórcio Calais - formado pelas operadoras de telefonia fixa Brasil Telecom, Telemar e Telefônica - também demonstrou interesse pela Embratel. Esse consórcio vem procurando demonstrar à Corte de Falências de Nova York que a sua proposta é mais interessante que a da Telmex.

Participarão da audiência pública da Comissão de Educação o presidente da Embratel, Jorge Luis Rodriguez; João Elek, da Telmex; o presidente do Conselho da Telemar e do Consórcio Calais, Otávio Marques Azevedo; o presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Luiz Leonardo Cantidiano; e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Pedro Jaime Ziller de Araújo.

Na quarta-feira (14), às 10h, a Comissão de Fiscalização e Controle reúne representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Associação Nacional de Investidores do Mercado de Capitais (Animec), para esclarecer o processo de venda da Embratel e também temas como política de gestão de pessoal, competição no mercado de telefonia local e de longa distância nacional e internacional, política de investimentos do setor e questões inerentes à segurança nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: