Senadores da CRE aprovam Fausto Godoy como novo embaixador do Brasil no Paquistão

Da Redação | 18/03/2004, 00h00

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (18) parecer do senador João Capiberibe (PSB-AP) favorável à indicação de Fausto Martha Godoy para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Paquistão. Fausto Godoy teve o nome aprovado por unanimidade e recebeu 12 votos favoráveis. A indicação será agora examinado pelo Plenário do Senado.

Godoy foi sabatinado pelos senadores em sessão secreta. Mas, em sua apresentação anterior, afirmou que a indicação para ocupar o cargo no Paquistão representa um trabalho difícil, porém estimulante. "É o coroamento de um projeto de carreira", afirmou o embaixador que já atuou em países da Europa, na Argentina, Índia, Estados Unidos, China e Japão. Ele destacou que o Paquistão é um país com configuração política complexa e que hoje é um dos berços do fundamentalismo islâmico.

Sobre as relações internacionais, o embaixador destacou a questão nuclear, ameaça que permeia as relações entre Paquistão e Índia. Com o Brasil, o Paquistão tem relações "corretas" que refletem o distanciamento que ambos enfrentam. "Se olharmos o tamanho do Brasil e do Paquistão, veremos que as trocas comerciais entre ambos são muito reduzidas", afirmou. O embaixador acredita que uma aproximação comercial com o Paquistão pode ser benéfica para os dois países. Um dos campos mais promissores, apontou o embaixador, é o comércio de açúcar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: