Eduardo elogiou conduta da PF no caso do piloto americano

Da Redação | 19/01/2004, 00h00

O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) elogiou a postura das autoridades brasileiras no episódio causado pela atitude do piloto da American Airlines, Dale Robbin Hersh, que na semana passada, desacatou os policiais ao ser submetido a identificação no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Embora tenha considerada acertada a decisão da PF de dar ordem de prisão ao piloto e cobrar multa de R$ 36 mil da empresa aérea, o parlamentar pelo Tocantins pediu "bom senso e moderação" no processo de fichamento dos turistas norte-americanos que chegam ao país.

- A conduta da Polícia Federal nesse episódio me fez sentir orgulho de ser brasileiro - confessou. Ao mesmo tempo em que torce para que o caso sirva de exemplo para futuros cidadãos norte-americanos identificados na chegada ao Brasil, Eduardo apelou ao governo brasileiro no sentido de adotar uma política de registro que não "afugente" os visitantes ou traga prejuízos ao turismo. E pleiteou ainda o aperfeiçoamento do processo de emissão de passaportes pela PF, bastante vulnerável a falsificações.

Os senadores Sibá Machado (PT-AC) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) também interpretaram o episódio como uma demonstração de soberania do governo brasileiro. "Trata-se de um gesto de autonomia", comentou Sibá, observando que, como o país não tem história de atentados terroristas, os Estados Unidos não precisariam temer por sua segurança e, assim, poderiam dispensar a exigência de identificação dos brasileiros que chegam ao país.

Eduardo Azeredo pediu cautela e bom senso no processo de registro dos norte-americanos que ingressam no Brasil. "É preciso que tenhamos nossa autonomia preservada, mas as providências de identificação não podem ser feitas de maneira improvisada nem por pirraça", advertiu. Já o senador Romeu Tuma (PFL-SP) defendeu um maior cuidado do país na emissão dos passaportes para combater sua falsificação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: