Parturientes podem ter direito a acompanhantes no âmbito do SUS
Da Redação | 14/11/2003, 00h00
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) examina nesta quarta-feira (19) o relatório da senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) favorável ao projeto (PLS n° 195/2003), de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) que concede às parturientes o direito à presença de um acompanhante durante o trabalho de parto e o pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Se aprovada, a matéria vai à Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para ser examinada pelo Plenário do Senado.
Também em decisão terminativa pode ser aprovado projeto (PLS nº 75/2003) do ex-senador Carlos Bezerra que determina que os custos com as cirurgias de remoção e transporte de órgão destinado a transplante sejam cobertos pelos planos de saúde. O projeto tem parecer favorável do senador Demostenes Torres (PFL-GO). O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) apresentou emenda estabelecendo que o plano de saúde pagará as despesas desde que haja previsão legal ou contratual para esse procedimento, e o transporte do órgão a ser transplantado se efetive dentro dos limites territoriais abrangidos pelo referido plano.
Consta ainda da pauta projeto (PLS n° 145/2002) do senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) que cria a profissão de agente comunitário de saúde, e do ex-senador Francelino Pereira (PLS n° 57/2002) criando a profissão de artesão. Ambos os projetos estão tramitando em decisão terminativa e, se aprovados, seguem para análise da Câmara.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: