Tourinho: "Luz para Todos é o Luz no Campo"

Da Redação | 12/11/2003, 00h00

O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) perguntou nesta quarta-feira (12) por que alterar o nome de um programa em andamento (Luz no Campo), lançado em 1999 pelo governo anterior, para Luz para Todos, como fez ontem o governo federal ao anunciá-lo no Palácio do Planalto com a presença da maioria dos governadores. O senador disse que, no boletim Em Questão, editado pela Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República e publicado hoje, é informado que o Luz para Todos é voltado para o meio rural, que concentra 80% da exclusão elétrica do país.

- Os números do Censo 2000 do IBGE apontam até uma realidade pior: o meio rural representa quase 90% dos brasileiros que não usufruem o acesso à energia elétrica. São 2,44 milhões de domicílios, sendo 2,1 milhões na área rural. A maioria esmagadora no Norte e Nordeste.

Ele também disse que outro ponto destacado pelo boletim do governo ressalta que o programa Luz para Todos será iniciado em todos os estados até o final do ano, com a instalação de Comitês Gestores Estaduais de Universalização e o início de projetos pioneiros.

- Mais uma vez, é inacreditável que se fale em projetos pioneiros, quando, repito, já existe um programa em andamento com o sucesso do Luz no Campo. Trata-se do maior programa de eletrificação rural já realizado em toda a história do Brasil - afirmou.

Com relação à instalação de Comitês Gestores, Tourinho disse que o sucesso desta iniciativa é bastante duvidoso. -Aliás, se essa fórmula funcionasse (de muita discussão sobre cada ação), certamente os velhinhos de mais de 90 anos teriam sido poupados de tantos constrangimentos e da mesma forma os deficientes físicos-, comparou.

Tourinho assinalou que o Luz para Todos utiliza até o mesmo critério de priorizar o atendimento para municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Luz no Campo fazia o mesmo por meio da interação com outros programas sociais, como o Projeto Alvorada, atuando em mais de 2.500 municípios com IDH abaixo de 0,5, assegurando a milhares de famílias as primeiras condições básicas de ascensão econômica e social, lembrou o senador.

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse que, quando foi presidente da Eletrobrás, criou o Departamento de Eletrificação Rural, mas foi Tourinho, quando ministro de Minas e Energia do governo Fernando Henrique Cardoso, quem implantou o Luz no Campo em todo o país.

- Quem falar que este programa (Luz para Todos) é pioneiro, estará faltando com a verdade - declarou.

O senador José Jorge (PFL-PE) disse que foi o Luz no Campo que fez com que Pernambuco tenha hoje quase 100% de atendimento de energia elétrica na zona urbana e 70% na zona rural.

- O governo atual não está fazendo nada novo. Está dando continuidade a um programa já existente com um nome novo. Espero que alcance os mesmo resultados do Luz no Campo - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: