Geraldo Mesquita comemora entrega de símbolos da Revolução Acreana

Da Redação | 05/08/2003, 00h00

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) comemorou nesta terça-feira (5) a entrega ao governo do Acre, pelo Museu da República, da espada e da bandeira utilizadas por José Plácido de Castro durante as campanhas da Revolução Acreana. Segundo o senador, a entrega dos objetos é parte das comemorações dos 101 anos da Revolução Acreana, que teve início na cidade de Xapuri.

- No vigor dos seus 27 anos de idade, há 101 anos, Plácido de Castro se propôs expulsar o sindicato multinacional Boliviano Sindycate, que solapava as riquezas produzidas com a exploração da borracha e proclamou a necessidade da revolução porque, nas suas palavras, -a guerra é o legítimo tribunal dos excluídos- - afirmou.

Mesquita Júnior disse ainda que a Revolução Acreana é também a história de homens e mulheres que fizeram uma declaração de amor ao Brasil.

- [O Acre] É o único estado deste país que se tornou brasileiro por opção de sua gente - frisou.

Para o senador, o Acre vive agora a sua segunda revolução, através do sindicalista Wilson Pinheiro, o líder seringalista Chico Mendes - ambos já falecidos - e o atual governador Jorge Viana (PT).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: