Mão Santa destaca desenvolvimento da produção de soja no Piauí
Da Redação | 19/05/2003, 00h00
O senador Mão Santa (PMDB-PI) questionou nesta segunda-feira (19) a opção feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de visitar o município de Balsas, no Maranhão, considerado como pólo de desenvolvimento por ter ampliado a produção de soja de 400 mil toneladas para 900 mil toneladas. Ele considerou que o Piauí deveria ter sido o escolhido para a visita, já que conseguiu, de 1994 para cá, incrementar a produção de soja de 10 mil toneladas para 400 mil toneladas.
Na avaliação de Mão Santa, o Piauí não deve ser considerado como um problema, mas sim como a solução para o problema da fome do Brasil. Ele comentou que o estado dispõe de 11 milhões de hectares de cerrado em planície, terras consideradas de ótima qualidade para a agricultura. O senador também destacou a localização estratégica da região, no meio-norte do país.
- O cerrado piauiense é privilegiado por localizar-se entre as regiões Centro-Oeste e Nordeste, sendo ali a última faixa de alto potencial produtivo, decorrente dos ricos solos e índices pluviométricos acima de 1.200 milímetros de chuva por ano, em paralelo ao semi-árido, o que nos credencia a ser em breve o maior celeiro de grãos de todo o Nordeste, viabilizando o incremento de outras áreas, como por exemplo a produção animal - afirmou Mão Santa.
A maior proximidade do Piauí, dentre os produtores de soja, com os Estados Unidos e a Europa também foi destacada por Mão Santa. Ele informou que a soja produzida nos demais estados da região é exportada pelos portos de São Paulo, Paraná ou Santa Catarina, o que termina por encarecer o produto. Segundo estudo feito pela Companhia Vale do Rio Doce, o custo da exportação do grão de soja pelo porto de São Luís, no Maranhão, para Rotterdam, na Holanda, é de US$ 34,00 a tonelada. Pelos portos de Paranaguá, São Paulo, Santos ou Santa Catarina sai a 63 dólares a tonelada, comparou.
Ao final do seu pronunciamento, Mão Santa pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a conclusão de duas estradas incluídas no Plano Plurianual (PPA). A primeira delas é a BR-135, que liga os municípios de Bom Jesus a Gilbués e segue até Santa Filomena, na divisa com o Maranhão. A outra estrada solicitada pelo senador é a que vai de Bom Jesus a Ribeiro Gonçalves.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: