Capiberibe anuncia viagem de Lula ao Acre para discutir projeto de desenvolvimento

Da Redação | 08/05/2003, 00h00

O senador João Capiberibe (PSB-AP) anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja, ainda nesta quinta-feira (8), ao estado do Acre. Acompanhado de alguns dos seus ministros, o presidente, segundo Capiberibe, vai discutir com governadores e lideranças políticas e populares da região um programa de desenvolvimento econômico e social para a Amazônia que possa ser implementado sem agredir a natureza.

- Nesse programa que discutiremos, não vamos reproduzir o que foi feito de negativo em outras regiões do país. No Nordeste, por exemplo, hoje pouco resta, ou quase nada, da Mata Atlântica. E nem por isso foram geradas riquezas capazes de atender as demandas sociais e melhorar a qualidade de vida do povo da região - afirmou João Capiberibe.

Na avaliação do senador pelo Amapá, os grandes empreendimentos implantados na Amazônia foram planejados para atender exigências do Centro-Sul do Brasil ou demandas de outros países, e não visando as necessidades locais. Ele citou os casos das minas de manganês no Amapá, cujo produto é exportado principalmente para os Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Romênia, e da usina hidrelétrica de Tucuruí, que repassa parte da energia elétrica produzida para outras regiões do país.

João Capiberibe defendeu que o modelo de desenvolvimento econômico deve priorizar a população amazônida. Como exemplo, ele destacou uma fábrica de biscoito de castanha, instalada no Alto Jarí, no Amapá, visitada por Lula no final de 2001. O senador explicou que a indústria é gerenciada por uma cooperativa de castanheiros e que o produto final, além de ter alto valor agregado, preserva a floresta e distribui justiça social na região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: