Senado homenageia 43º aniversário de Brasília

Da Redação | 22/04/2003, 00h00

A inauguração de Brasília - cujo 43º aniversário foi celebrado nesta terça-feira (22) em sessão especial, aberta com uma apresentação do Coral do Senado - foi definida por parlamentares que se revezaram na tribuna como a concretização de uma antiga aspiração dos brasileiros e uma demonstração da capacidade de realização do país.

O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) disse que Brasília é mais que uma cidade, é um sonho tornado realidade. Já Rodolpho Tourinho (PFL-BA) lembrou que a nova capital foi resultado da visão e da audácia do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), elogiou o fato de a capital federal receber a todos igualmente, sem discriminação. O senador Paulo Octávio (PFL-DF), por sua vez, disse que Brasília carrega o simbolismo de inaugurar um tempo de desenvolvimento para o Brasil.

Paulo Paim abriu a sessão destinada a homenagear a capital do Brasil frente a um Plenário lotado. Ele convidou para compor a Mesa o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz; o bispo católico Dom Lorenzo Baldisseri; o ex-presidente do Senado, Mauro Benevides; e a neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek e presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek Pereira.

Também fizeram parte da Mesa o advogado geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro Costa e a deputada distrital Eliane Pedrosa, representando a Câmara Legislativa do Distrito Federal. A homenagem à capital se deu a requerimento dos senadores Paulo Octávio e Valmir Amaral, ambos do Distrito Federal. Logo após a abertura, foi apresentado um documentário sobre a inauguração da cidade em 1961, mostrando imagens da época a uma platéia emocionada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: