João Alberto quer presença obrigatória de psicólogo hospitalar nos serviços de saúde

Da Redação | 27/03/2003, 00h00

A presença do psicólogo hospitalar será obrigatória nos serviços de saúde pública e privadas do país, caso seja aprovado o projeto de lei do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que tramita em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O senador argumenta que o papel desse profissional é importante na diminuição da dor do enfermo e sua família, além de dotar os hospitais de práticas humanizantes voltadas para o aperfeiçoamento no atendimento dos pacientes.

-Vale ressaltar que, em 2001, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), uma das mais conceituadas do país, promoveu concurso público para seleção de profissional especialista em psicologia hospitalar, visando o aperfeiçoamento no atendimento aos seus pacientes- disse o senador em sua justificativa.

Citando as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia, o senador enumerou os trabalhos exercidos pelos profissionais em questão. Dentre elas, está intervir na relação médico-paciente, paciente-família, paciente-paciente e do paciente em relação ao processo de adoecer, de hospitalização e de cura, promovendo a recuperação da saúde física e mental do enfermo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: