Leonel Pavan lutará pelo desenvolvimento do turismo

Da Redação | 07/02/2003, 00h00

A linha mestra de atuação parlamentar do senador Leonel Pavan (PSDB-SC) é de trabalhar para que o Brasil tenha uma política efetiva para o setor de turismo. Prefeito por três vezes do Balneário Camboriú (SC), o senador pretende apresentar em breve um projeto de resolução para criar a Comissão Permanente do Turismo no Senado. Ele considera que, apesar de o turismo ser a maior indústria do mundo, no Brasil ela ainda é incipiente.

- O turismo não é apenas uma função que acaba em si. Ele depende de infra-estrutura, rodovias, segurança, balneabilidade, meio ambiente. Tudo isso se insere no turismo - afirmou.

Em função disso, o parlamentar também está mobilizando a sociedade catarinense para pressionar o governo federal a duplicar a BR-470, particularmente no trecho entre Gaspar e Indaial, e o trecho sul da BR-101. Pavan está contatando os prefeitos dos municípios cortados pelas duas BRs e autoridades do setor de transportes de Santa Catarina, para que eles o acompanhem numa audiência com o ministro dos Transportes, Anderson Adauto.

O senador lembra que o presidente Fernando Henrique concluiu a duplicação do trecho norte da BR-101, -mas não ficou como deveria porque o projeto era muito antigo, com falhas na sinalização-. De acordo com Pavan, o outro trecho, o sul, que tem um projeto mais moderno, já foi licitado, mas o governo Lula decidiu adiar o início das obras.

- Essa rodovia fantástica é o corredor do Mercosul. É o corredor do turismo do extremo sul para o Brasil. Por ela trafegam os turistas chilenos, uruguaios, argentinos, além dos brasileiros que vêm do sul para estados como São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, dentre outros - afirmou.

Leonel Pavan disse que vai apoiar também o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, no seu projeto de descentralização do governo estadual, levando o governo do estado para o interior e promovendo medidas para evitar o êxodo rural.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: