Simon homenageia memória de Siegfried Heuser
Da Redação | 06/12/2002, 00h00
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) homenageou nesta sexta-feira (6) a memória do político gaúcho Siegfried Emanuel Heuser, falecido há 16 anos. Para o senador, Heuser, um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), -foi um homem público de grande senso de liderança, de organização e dono de um caráter íntegro-.
Simon informou que Heuser, formado em Economia e Contabilidade, iniciou a careira política em 1950, quando se elegeu deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sendo reeleito em 1958. Um ano depois, observou, foi nomeado secretário da Fazenda no governo Leonel Brizola.
O senador gaúcho salientou que Siegfried Heuser, no exercício da função, fez uma gestão séria e competente, e entre as ações mais expressivas destacou três: emissão dos papéis conhecidas como brizoletas, que foram eficientes para desafogar o Tesouro do estado do problema de caixa, emissão de apólices da dívida pública sob melhores condições e criação da Caixa Econômica Estadual.
- Em 1969, a exemplo de outros brasileiros probos, Heuser foi cassado pelo regime militar. Recuperados os seus direitos políticos, em 1982, retorna à vida pública como deputado federal. Na Câmara, além da pregação prioritária em favor de uma Assembléia Nacional Constituinte, defendeu uma reforma tributária que restabelecesse aos estados e municípios sua autonomia política, administrativa e financeira - concluiu Pedro Simon.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: