Senado homenageia Drummond
Da Redação | 31/10/2002, 00h00
O Senado dedicou, nesta quinta-feira (31), a primeira parte da sessão plenária à comemoração do centenário do nascimento do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. O requerimento para a homenagem foi apresentado pelos senadores Tião Viana (PT-AC), Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e José Sarney (PMDB-AP) - este, amigo de Drummond durante décadas -, entre outros. Presentes à sessão, amigos e admiradores do poeta.
Como parte da homenagem, foi exibido um vídeo de 14 minutos realizado pela TV Senado, registrando os fatos mais marcantes da vida e da obra literária de Drummond, com depoimentos de amigos, leitura de poemas e até gravações feitas com o próprio poeta. "Não sou um ser gregário que se compromete fisicamente com defesa de bandeiras. Não tenho essa pretensão", disse, confirmando sua fama de discreto e tímido.
Ao encerrar a cerimônia, o vice-presidente do Senado, Edison Lobão, afirmou que a homenagem "a esse gigante da poesia e grande mestre da literatura que valoriza e prestigia as letras brasileiras" ficará nos anais do Senado como uma das mais justas já prestadas pela Casa.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: