Armínio Fraga avalia metas do BC na terça

Da Redação | 24/10/2002, 00h00

O presidente do Banco Central do Brasil, Armínio Fraga, apresenta aos parlamentares na próxima terça-feira (29), às 16h, sua avaliação sobre o cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial do governo federal. A audiência pública será realizada conjuntamente pelas comissões de Fiscalização e Controle (CFC) e de Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT), Economia, Indústria e Comércio (CEIC) e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados.

O presidente da CFC, senador Amir Lando (PMDB-RO), considera importante a reunião, que acontece com o novo governo eleito e com a equipe de transição já em funcionamento. Por isso, ele acredita que a maioria dos membros da CFC estará presente. A audiência visa cumprir o disposto no 5º parágrafo do artigo 9º da Lei Complementar nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que dá um prazo de noventa dias, após o encerramento de cada semestre, para que o Banco Central apresente sua avaliação do cumprimento das metas às comissões temáticas pertinentes do Congresso Nacional.

Na exposição, Armínio Fraga analisará o impacto e o custo fiscal das operações monetárias, creditícias e cambiais realizadas pelo BC, bem como os resultados demonstrados nos balanços. As principais indagações dos parlamentares deverão abordar o estouro das metas de inflação acordadas para este ano com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o aumento dos juros básicos da economia decidido na penúltima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), de 18% para 21% ao mês.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: