Lúcio Alcântara quer estimular doação de sangue
Da Redação | 02/10/2002, 00h00
Já está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aguardando votação projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que isenta os doadores de sangue do pagamento da taxa de inscrição em concurso público. De acordo com o projeto, o benefício será concedido desde que a doação voluntária seja devidamente comprovada por atestado oficial fornecido pelo banco de sangue, três meses antes da realização do concurso público. O relator, senador Gerson Camata (PMDB-ES), é favorável à aprovação da matéria.
Lúcio Alcântara, que é médico, observou que o objetivo principal do projeto é estimular a doação voluntária de sangue em todo o país. Segundo ele, apenas 0,7% da população brasileira é doadora, índice três vezes inferior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na Europa, informou o senador, a população doa sangue regularmente, numa proporção acima de 6%.
Para Lúcio Alcântara, a doação voluntária de sangue, além de ser um ato de solidariedade e de elevada relevância social, deve ser estimulada, como propõe o projeto, para manter abastecidos os bancos de sangue e hemocentros espalhados por todo país que, observou, sofrem com a insuficiência de estoques.
- O benefício concedido aos doadores de sangue neste projeto - isenção de pagamento de taxas em concursos públicos - é de fácil operacionalidade e sem impacto econômico significativo para o poder público, ao mesmo tempo em que oferece estímulo e compensação relevantes para que uma pessoa opte pela doação - concluiu Lúcio Alcântara.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: