Amir Lando pede punição de culpados por assassinatos de trabalhadores sem-terra

Da Redação | 25/09/2002, 00h00

O senador Amir Lando (PMDB-RO) defendeu punição para os responsáveis pelos assassinatos de trabalhadores rurais sem-terra nos municípios de Jaru, Buritis, Machadinho d"Oeste e Ariquemes, em Rondônia. Os conflitos pela posse da terra que ocorrem no estado e no país preocupam o senador, que atribui a responsabilidade por eles à lentidão com que vem sendo implementada a reforma agrária.

Para Amir Lando, a demora na concessão de títulos de propriedade de terras desapropriadas se deve a um retrocesso na legislação e à falta de decisão política do governo federal para resolver a questão agrária no país. Segundo o senador, o prazo de até sete anos para a conclusão de processos de desapropriação inviabiliza a agricultura familiar e a geração de emprego no campo.

- A propriedade tem que ter função social. A terra existe para a humanidade viver dela e tem que ser realmente um bem de produção - argumentou Amir Lando.

O senador se disse contrário às invasões de terra, mas acredita que esses atos se legitimam diante da inércia do governo. Diante um governo -inerte-, a invasão se legitima, afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: