Saturnino pede investimento em esporte para jovens carentes

Da Redação | 23/09/2002, 00h00

O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) solicitou ao governo que direcione mais recursos para projetos que estimulem a prática desportiva entre jovens moradores de comunidades carentes. Ele citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo os quais o Brasil possui cerca de 36 milhões de crianças entre sete a 14 anos, faixa etária que o senador pretende seja atendida nesses programas.

- Essa faixa etária é considerada de grande risco social e, de acordo com as estatísticas, esses jovens, em sua maioria, estão na escola mas não têm participação em programas sociais de esporte - disse Saturnino.

O senador informou ainda que, de acordo com levantamentos feitos pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, existem apenas 12 projetos ativos que contribuem para a criação de uma cultura de pacificação em comunidades carentes da região. Tais programas atendem mais de 100 mil crianças por semana, acrescentou o senador. O programa de iniciação desportiva da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) atende cerca de 12 mil crianças. O senador lamentou, no entanto, que um grande número de adolescentes ainda não tenha acesso à prática de esportes de forma orientada.

- A gente quer destinar os recursos públicos, senão na sua totalidade, na sua imensa maioria, para o esporte democrático, o esporte comunitário, o esporte amador, o esporte ligado à educação, às escolas públicas e aos projetos comunitários. Isso é o que a gente quer - afirmou Saturnino, que criticou o fato de os governantes encaminharem os recursos públicos quase que exclusivamente para os esportes de alto rendimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: