Hartung defende maior acesso a mercados internacionais

Da Redação | 23/09/2002, 00h00

A busca de acesso a novos mercados para os produtos brasileiros é apontada pelo senador Paulo Hartung (PSB-ES) como passo fundamental para o equilíbrio da balança de pagamentos e a retomada do crescimento econômico. Ele afirmou que a má situação das contas externas tem tornado o país muito vulnerável.

- Sempre que existe uma crise internacional, como as provocadas pela situação da Argentina ou da Turquia, a nossa economia pára de crescer. Isso é prejudicial ao emprego e à renda do brasileiro, e precisamos superar essa situação - afirmou Hartung.

Para que o país supere o problema, recomenda o senador, é necessário substituir importações, produzindo localmente muito do que atualmente se importa. Além disso, pondera, o governo brasileiro precisa aumentar as exportações para o mundo inteiro, procurando acesso a novos mercados.

Hartung acredita que o aumento do superávit comercial do Brasil, até o momento calculado em US$ 7 bilhões, deve ser um objetivo de todo governo. Na sua opinião, o fortalecimento do Mercosul - bloco comercial formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - pode ser um bom caminho para o aumento da presença brasileira no cenário internacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: