Geraldo Melo quer rápida aprovação de energia mais barata para carentes

Da Redação | 18/09/2002, 00h00

O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) quer agilizar a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que institui uma taxa mensal de energia elétrica de R$ 2,00 para consumidores de baixa renda. A matéria, de sua autoria, já foi aprovada pelo Senado, mas sua tramitação na Câmara foi considerada -demorada- pelo senador. Geraldo Melo informou estar trabalhando junto com deputado Laíre Rosado (PMDB-RN) para garantir rapidez em sua votação.

Segundo o senador, o deputado pediu para ser relator da proposta na Câmara e prometeu entregar seu parecer no menor prazo possível. O projeto de Geraldo Melo é uma reedição do Programa Pau Amarelo, implantado durante o período em que governou o Rio Grande do Norte (1987 a 1991). O processo de privatização da empresa de energia daquele estado, contudo, não previu a continuidade da iniciativa.

A implantação do programa no Estado, segundo seu criador, fez com que a energia se tornasse -uma necessidade de cada dia e, em muitos casos, uma possibilidade de ganho de renda-. Geraldo Melo deu o exemplo de uma pessoa que, tendo energia elétrica em casa, pode comprar uma geladeira usada para fazer picolé caseiro e complementar a receita familiar com a venda desse produto.

A aprovação do projeto, de acordo com o representante potiguar no Senado, será um grande passo. Geraldo Melo conta que uma de suas preocupações durante o período em que governou o Rio Grande do Norte foi a falta de energia para a população de baixa renda:

- No meu governo, encontrei uma grande quantidade de pessoas pobres que morava em rua com energia, mas que não tinha dinheiro para levar essa energia até suas casas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: