Jucá elogia atuação do Ministério do Esporte e Turismo

Da Redação | 11/09/2002, 00h00

O senador Romero Jucá (PSDB-RR) considerou inexplicável a baixa repercussão do trabalho realizado pelo Ministério do Esporte e Turismo e sua contribuição, que classificou como notável, para o êxito do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Lembrando que o esporte é um instrumento de integração social, Jucá informou que, só neste ano, está prevista a implantação no país de 2.400 núcleos de esporte, destinados à capacitação de 57 mil profissionais, aí incluídos muitos estudantes de ensino superior, beneficiados com bolsa de estágio.

Ainda este ano, informou o senador, serão realizados quatro eventos esportivos de caráter nacional, incluindo as etapas das Olimpíadas Colegiais, que reúnem jovens nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares Sul-Americanos.

O Programa Esporte na Escola, ressaltou Jucá, beneficiou, no ano passado, 13 milhões de estudantes e que outros 16 milhões serão atendidos em 2002. Para que isso aconteça, a construção de instalações esportivas será aumentada de 427 para 6.758 unidades, enquanto a distribuição de material esportivo passará de 105 mil para 700 mil itens. Ele informou ainda que o programa destinado aos portadores de deficiências deverá beneficiar, ainda neste ano, 30 mil pessoas.

Referindo-se ao Programa Esporte Solidário, destinado a auxiliar no desenvolvimento de crianças carentes que vivem em situação de risco, Jucá disse que, em 2002, serão beneficiadas 500 mil crianças e adolescentes, ocupando quase 3 mil professores, estagiários e monitores.

Jucá registrou ainda a atuação do Ministério do Esporte e Turismo em projetos que dão ocupação a recolhidos em penitenciárias. Até o final deste ano, serão produzidos cerca de 1,8 milhão de itens esportivos, como bolas, redes e uniformes, ocupando 12 mil 300 detentos e gerando economia de R$15 milhões para os cofres públicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: