Senado decreta devolução de área de Serra Pelada aos garimpeiros

Da Redação | 10/09/2002, 00h00

O Plenário aprovou e o presidente em exercício do Senado, senador Edison Lobão, promulgou, imediatamente, o decreto legislativo que retira da Companhia Vale do Rio Doce e devolve à cooperativa de garimpeiros a posse sobre a área de 100 hectares no garimpo de Serra Pelada. O projeto de decreto legislativo é de autoria de uma comissão de senadores que tinha como presidente o senador Edison Lobão e como relator o senador Ademir Andrade.

Três emendas que vieram da Câmara dos Deputados foram rejeitadas. Serra Pelada pertencia à Vale do Rio Doce mas, em 1984, o então presidente da República, João Batista Figueiredo, cedeu à pressão dos garimpeiros que trabalhavam na área e lhes cedeu 100 hectares para garimpo, pagando à Vale, com dinheiro da União, uma indenização de US$ 60 milhões, em quatro parcelas.

Em 1992, o então presidente Fernando Collor de Mello assinou decreto devolvendo Serra Pelada integralmente à Vale do Rio Doce. A essa altura, já havia até uma cidade em volta do garimpo, Curionópolis. Diante da crise social criada, o Senado criou em 1997 uma comissão especial para analisar o problema. A comissão anulou o decreto de Collor e devolveu a área aos garimpeiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: