Plenário aprova voto de pesar pelo falecimento de dom Lucas
Da Redação | 10/09/2002, 00h00
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (10) requerimento de voto de profundo pesar pelo falecimento, aos 76 anos, do cardeal dom Lucas Moreira Neves, no último domingo (8), em Roma. A iniciativa partiu dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP), que lamentaram em nota o falecimento do cardeal e lembraram que ele estava entre os possíveis sucessores de João Paulo II.
Suplicy fez um breve relato da trajetória de dom Lucas, mineiro de São João Del Rei e primo do presidente Tancredo Neves, até à presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1995 a 1998. Em 1998, foi elevado pelo Papa ao posto de prefeito da Congregação para os Bispos, ao qual renunciou, em 2000, por problemas de saúde: a diabetes o obrigava a sessões freqüentes de hemodiálise. Dom Lucas também era membro da Academia Brasileira de Letras e foi colaborador de alguns jornais.
Os senadores incluíram em sus nota declarações de dom Paulo Evaristo Arns, ex-cardeal de São Paulo, e do presidente da República, Fernando Henrique, que admiravam o trabalho pastoral de dom Lucas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: