Eduardo pede liberação de recursos para eclusa no Rio Tocantins

Da Redação | 05/09/2002, 00h00

Ao destacar a importância da construção de eclusa no Rio Tocantins que vai garantir a navegação na altura da barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) cobrou do presidente Fernando Henrique Cardoso, do ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Sousa, e das autoridades envolvidas, a liberação dos recursos orçamentários para a conclusão da obra.

Segundo o senador, a obra, que tem R$ 8 milhões previstos no Orçamento de 2002, está sendo realizada em ritmo lento já que o dinheiro empenhado ainda não foi liberado. Além da eclusa ser fundamental para a economia do Tocantins, com a liberação dos recursos, afirmou Eduardo, 2.200 operários seriam contratados imediatamente.

- Se terminarmos a obra da eclusa, isto vai permitir que o produto produzido em Barreiras (BA), Rio Formoso e Pedro Afonso (TO) chegue até Imperatriz (MA), onde, pela Ferrovia Norte-Sul, pode chegar ao Porto de Itaqui, no Maranhão, que é o porto mais próximo dos Estados Unidos - observou o senador.

Eduardo Siqueira Campos lembrou que a atividade agrícola às margens do Rio Tocantins, é intensa, com grande produção de soja. Atualmente, continuou, o escoamento da safra enfrenta grandes problemas, trafegando por 3 mil quilômetros até chegar aos portos.

Somente com a construção da eclusa, disse o senador, 700 quilômetros no Rio Tocantins até Imperatriz seriam navegáveis. A obra, de acordo com o senador, representa grande racionalização e barateamento dos custos de transporte, fazendo com que a soja produzida na região tenha preços competitivos no mercado externo.

- O Tocantins tem grande contribuição a dar na questão do abastecimento, assim como foi feito na geração de energia elétrica - afirmou o senador, que disse esperar que o presidente anuncie a liberação dos recursos até a inauguração da ponte de sete quilômetros sobre o grande lago de Palmas (TO), agendada para o próximo dia 20 de setembro.

Ao final de seu discurso, Eduardo Siqueira Campos comunicou ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que estava na presidência da sessão, que o estado de saúde de seu pai, o governador do Tocantins Siqueira Campos, que se submeteu a uma cirurgia recentemente, está evoluindo a contento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: