Benício Sampaio pede socorro para o Piauí
Da Redação | 04/09/2002, 00h00
O senador Benício Sampaio (PPB-PI) acusou o governo federal de insensibilidade, ao relembrar, em discurso nesta quarta-feira (4), que o Piauí e o Nordeste inteiro estão com milhões de pessoas morrendo de sede, abandonando os lares e os poucos pertences devido à seca que se abate sobre a região. O senador voltou a ocupar a tribuna para pedir socorro para o Piauí, um dos estados mais atingidos pela longa estiagem.
Benício informou que o governo do estado pediu R$ 3,5 milhões para implantar poços tubulares nos pontos em que a situação é mais grave, mas até agora a verba não foi liberada. -O secretário de Defesa Civil, ex-senador João Lobo, me disse que não tem mais qualquer esperança de ajuda federal, porque os entraves burocráticos que se apresentam são praticamente insuperáveis-, disse o senador.
- O secretário João Lobo me informou que o Ministério da Integração Nacional está exigindo um certificado de propriedade para cada um dos poços tubulares. O Piauí precisa também desesperadamente de R$ 7 milhões para manter programas como o Bolsa-Escola, o Bolsa-Alimentação, além de garantir carros-pipas para algumas áreas, mas nada disso recebe atenção do governo federal.
O senador Alberto Silva (PMDB-PI) registrou sua concordância com o discurso de Benício.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: