Ricardo Santos apela ao Banco Central por cafeicultores de seu estado
Da Redação | 03/09/2002, 00h00
O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) fez nesta terça-feira (3) um apelo aos ministros da área econômica, especialmente ao Banco Central (BC), para que seja modificada resolução do BC editada no mês passado. Pela resolução, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi autorizada a efetuar contratos de opção de venda de café para a safra 2001/2002 conforme classificação que não enquadra a maioria dos produtores do Espírito Santo e da Zona da Mata mineira.
Os contratos permitem que o cafeicultor e as suas cooperativas vendam café para a Conab, mas são admitidos pelo BC apenas o café arábica, tipo 6, e café robusta, tipo 6. Os produtores rurais do Espírito Santo e da Zona da Mata mineira, que produzem café arábica, tipo 7, e café robusta, tipo 7/8, foram excluídos das operações de venda para a Conab.
O senador disse que o pleito dos produtores é justo e, caso prevaleça a atual redação da resolução, mais de 70% dos cafeicultores do Espírito Santo serão alijados de um mecanismo que funciona como uma espécie de garantia de preço mínimo. Para Ricardo Santos, a mudança na resolução pode amenizar a atual crise do café, pois os contratos de venda da Conab poderão retirar cerca de 6 milhões de sacas de café do mercado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: