CCJ homenageia embaixador Souza Gomes

Da Redação | 25/06/2002, 00h00

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Bernardo Cabral (PFL-AM), prestou uma homenagem ao diplomata João Carlos Souza Gomes. Quando embaixador do Brasil na Costa Rica, ele conseguiu a extradição da advogada Jorgina de Freitas, que havia desviado recursos da Previdência.

- Sendo na Costa Rica a sede da Corte Internacional dos Direitos Humanos e o país não permitindo a extradição de qualquer cidadão sobre sua égide, o embaixador teve um desempenho até hoje não superado por nenhum outro homem público - afirmou Bernardo Cabral.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) também homenageou ao embaixador por sua iniciativa. Ele disse que Souza Gomes deve servir de exemplo para todos os brasileiros que buscam a justiça e a verdade para o país.

- O que aconteceu com Jorgina e a competência do embaixador para conseguir a extradição demonstram que quando a gente quer, a gente consegue fazer - afirmou Simon.Vice-presidente da CCJ, o senador Osmar Dias (PDT-PR) disse que a atuação de Souza Gomes no episódio prova que, havendo disposição, é possível combater a corrupção e colocar na cadeia os que roubam o dinheiro público.

- O embaixador deu um presente à população quando conseguiu, com sua competência, trazer de volta ao país, presa, aquela que assaltou a Previdência - disse Osmar Dias.

O diplomata agradeceu às homenagens e disse que o ato foi motivado pelo seu sentimento de patriotismo e amor ao país e ao povo.

Bernardo Cabral também foi homenageado ao final da reunião da CCJ pelo Sindicato dos Defensores Públicos do Estado do Mato Grosso do Sul. O presidente da entidade, Andrew Robalinho, destacou que o senador, quando relator da proposta de emenda Constitucional que trata da reforma do Judiciário, garantiu a autonomia administrativa e orçamentária para a defensoria pública. O senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) considerou justa a homenagem prestada ao presidente da CCJ. Ele também parabenizou o embaixador por sua atuação na extradição de Jorgina de Freitas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: