Eduardo pede adesão global ao Protocolo de Kyoto

Da Redação | 21/06/2002, 00h00

O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) defendeu a imediata adoção, por todos os países do mundo, do Protocolo de Kyoto, documento firmado ao final de encontro internacional destinado a analisar mudanças climáticas no planeta. Ele alertou para o perigo do aquecimento global e criticou a lentidão da comunidade internacional na busca de soluções para os problemas climáticos.

- Já há alguns anos cientistas do mundo inteiro têm alertado para o perigo crescente do desrespeito às regras básicas da preservação do meio ambiente. Enquanto isso, dirigentes políticos e diplomatas ainda hesitam em tomar decisões mais austeras contra os efeitos nocivos das mudanças climáticas - observou.

Eduardo Siqueira Campos apontou os deslocamentos de espécies para regiões menos quentes como as principais conseqüências, até o momento, do aquecimento global. Essa migração, informou, vem ocorrendo da linha do Equador em direção aos pólos e das baixas altitudes para altitudes maiores.

Para Eduardo Siqueira Campos, a migração de espécies motivada pelo aquecimento do planeta pode levar a uma "drástica redução da biodiversidade mundial". Para que esse cenário não se concretize, o senador defendeu uma ação comum de governos do mundo inteiro em benefício da preservação do meio ambiente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: