Capinzal será capital brasileira do chester

Da Redação | 18/06/2002, 00h00

A cidade de Capinzal, em Santa Catarina, será declarada "Capital Brasileira do Chester". Em caráter terminativo, a Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (18) projeto de lei nesse sentido, que seguirá diretamente para a Câmara se pelo menos um décimo dos senadores não solicitar que o tema seja apreciado também em Plenário.

O projeto foi apresentado pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que observou ser Capinzal o maior produtor de chester no Brasil. De acordo com o relator da proposta, senador Adir Gentil (PFL-SC), a importância econômica e social do produto para o município catarinense justifica a homenagem sugerida por Casildo Maldaner.

Durante a discussão da matéria, o senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) elogiou o progresso tecnológico que levou à produção do chester - resultado de cruzamento da galinha com o peru - e disse que o Brasil não deve temer o debate sobre outras discussões científicas, como o uso de sementes transgênicas na agricultura. Por sua vez, Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o projeto, mas ressaltou a necessidade - no que diz respeito à agricultura transgênica - de proteção da saúde humana.

Também em caráter terminativo foi aprovado pela comissão projeto de lei do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) que dá ao aeroporto de Boa Vista, capital de Roraima, o nome de Atlas Brasil Cantanhede, agrônomo e aviador civil que foi pioneiro no transporte aéreo do estado. Recebeu ainda parecer favorável da CE projeto de lei da Câmara que dá o nome de Senador Nilo Coelho ao aeroporto de Petrolina (PE). De acordo com o relator da proposta, senador José Jorge (PFL-PE), o aeroporto acaba de ter a pista ampliada para permitir maior exportação de frutas plantadas no Vale do São Francisco.

A comissão aprovou parecer favorável à renovação da concessão de canal de televisão para a TV SBT em Nova Friburgo (RJ). Foram autorizadas a operar em ondas médias a Rádio Divinópolis (MG); a Rádio Pantanal Coxim, em Coxim (MS); a Difusora Gomes, em Florianópolis (SC); e a Rádio Iracema, em Fortaleza (CE).

Poderão operar em freqüência modulada, segundo parecer favorável da CE, a Fundação José Possidônio Peixoto, em Pacatuba (CE); a Milano FM, em Paranacity (PR); Rádio Itaí de Rio Claro, em Sonora (MS); a Mercom Brasília Comunicação Ltda., em Santo Antonio da Alegria (SP); a Fundação Waldy Freitas, em Camaçari (BA); a Rádio FM de Iporá, em Piranhas (GO); e o Sistema Costa Dourada de Comunicação, em Maragogi (AL).

A comissão aprovou ainda parecer favorável a 11 projetos de decreto legislativo que autorizam o funcionamento de emissoras de radiodifusão comunitária. Foram beneficiadas as seguintes entidades: Comunidade Unida de Jacuacanga, em Angra dos Reis (RJ); Associação de Amigos Moradores de Mandaguari (PR); Associação Cultural e Educativa de São José das Palmeiras (PR); Associação Comunitária Beneficente, Artística e Cultural Guaraniense de Rádio e TV, em Guarani (MG); Associação de Integração Comunitária Cidade Esperança, em Brasilândia (MS); Associação Comunitária de Comunicação e Cultura do Gama (DF); Associação de Desenvolvimento Comunitário de Cabeceiras (PI); Associação Comunitária de Aurilândia (GO); Associação Beneficente e Cultural Comunitária Diógenes Almeida Celestino, em São Miguel dos Campos (AL); Associação A Voz do Povo A Voz de Deus, em Arapiraca (AL); e Associação Beneficente Maria Pinto, em Caucaia (CE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: