CPI das ONGs ouve lobista Alexandre Paes dos Santos
Da Redação | 31/05/2002, 00h00
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação das organizações não-governamentais (ONGs) ouve nesta terça-feira (4) o depoimento de Alexandre Paes dos Santos, diretor da APS - Consultoria Política. Convocado por meio de requerimento do senador Tião Viana (PT-AC), Alexandre Paes abordará a relação entre empresas, ONGs e o governo.
Conforme denúncia publicada pela imprensa em setembro de 2001, Alexandre Paes teria se encontrado com a jornalista Alba Chacon, sócia da Informação/Comunicação, empresa que tem entre seus clientes o Ministério da Saúde. O lobista disse ter uma fita cassete que comprovaria tentativa de extorsão de funcionários do ministério contra o laboratório Novartis.
Na justificação do seu requerimento, Tião Viana ressalta que Alexandre Paes dos Santos teve seu nome veiculado na imprensa como envolvido no episódio da compra, por parte do Ministério da Saúde, do medicamento para tratamento de câncer Glivec, fabricado pelo laboratório Novartis. Apesar do presidente do laboratório, Andréas Strakos, ter negado essa participação, o senador entende que Alexandre Paes deve ser ouvido:
- Faz-se necessária a pretendida convocação para que esta comissão possa levar a bom termo o seu trabalho de investigação dos fatos relacionados à atuação das ONGs em nosso país - argumenta Tião Viana.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: