Nos 29 anos da Embrapa, senador pede recursos para a empresa

Da Redação | 02/05/2002, 00h00

A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), que está completando 29 anos, deve receber "não só reconhecimento e aplauso", afirmou o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT). Ele pediu ao governo federal verbas em montante suficiente para que a empresa desempenhe mais facilmente as suas atividades.

- A Embrapa serve-nos de exemplo de altivez. É uma empresa brasileira que trabalha para encontrar soluções domésticas para os nossos problemas. Foi assim que ela conquistou o cerrado inóspito e fez dele uma imensa seara, onde se planta e se colhe de tudo, e se criam animais da melhor qualidade - disse o senador.

A Embrapa, lembrou Jonas Pinheiro, também atua na área de preservação do meio ambiente, com processos próprios de recuperação de áreas degradadas, com a criação do banco de sêmen de espécies de peixes do Pantanal e técnicas de manejo florestal.

Para comemorar seu aniversário, informou o senador, a empresa abriu ao público, como faz todos os anos, a sua Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, na qual a população poderá conhecer os avanços da tecnologia e os benefícios que ela carreia para a agropecuária. Participam da exposição instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras ligadas ao agronegócio.

A exposição comemorativa, disse Jonas Pinheiro, a revela ao público o quanto o governo tem conseguido em avanços tecnológicos, tanto na agricultura quanto na pecuária. Ele ressaltou o trabalho "árduo e obstinado" da Embrapa em pesquisas nos mais diversos ramos, notadamente na agropecuária.

- Ela nos dá a certeza da nossa capacidade, inventividade e persistência: qualidades que pensamos, às vezes, não possuir, porque, considerados de terceiro mundo, estamos acostumados a nos encurvar por causa da baixa estima que temos por nós mesmos e do exacerbado valor que damos aos produtos externos, pelo modismo de gostarmos do que é importado - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: