Maria do Carmo destaca 147º aniversário de Aracaju
Da Redação | 21/03/2002, 00h00
A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) destacou o 147º aniversário de fundação da cidade de Aracaju, comemorado no último dia 17. Ela lembrou que Aracaju foi a primeira capital planejada do país, mais de 100 anos antes de Brasília. Com uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, a capital de Sergipe tem formato geométrico, imitando um tabuleiro de xadrez, idealizado em 1850 pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro, o faz com que a cidade seja simples e eficiente, afirmou.
Desde 1669 já existem registros do povoado de Santo Antônio de Aracaju, lembrou a senadora, mas foi em 17 de março de 1855, por vontade e obra do então presidente da província de Sergipe, Inácio Barbosa, que Aracaju foi elevada à condição de cidade e posteriormente de capital do estado.
Inácio Barbosa, segundo Maria do Carmo, tinha um sonho de colocar Aracaju no coração político e social de Sergipe. Para realizar essa façanha, queria construir um porto para escoar mercadorias e estimular o comércio da região Nordeste. Infelizmente, lamentou a senadora, não viveu para concretizar sua vontade. Os anseios do presidente da província foram atendidos em 1994, disse Maria do Carmo, com a inauguração, em sua homenagem, do porto Inácio Barbosa, no governo de João Alves Filho.
- Foram 139 anos de espera, mas hoje, a cerca de 50 quilômetros de Aracaju e 200 de Maceió, o porto escoa com facilidade e rapidez produtos variados - disse.
O Porto Inácio Barbosa, informou a senadora, embora construído pelo estado, em convênio com a Petrobras, funciona em moldes privados sob a administração da Vale do Rio Doce, apresentando um desempenho de excepcional competitividade, umas das maiores do país. A senadora ressaltou que, pela eficiência do porto, outros estados, como a Bahia, usam sua estrutura para incrementar atividades comerciais.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: