Suplicy anuncia resultado das prévias do PT com vitória de Lula

Da Redação | 20/03/2002, 00h00

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou os resultados parciais das prévias do Partido dos Trabalhadores para a escolha do candidato à Presidência da República que, no momento de seu pronunciamento, já garantiam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Apurados até aquele momento 96,6% dos votos de mais de 170 mil filiados, Lula havia recebido 136.492 votos, ou 84,4%, e Suplicy, 25.199, ou 15,6%.

Suplicy reconheceu a vitória de Lula, afirmando que, com o resultado da votação, sua candidatura não é mais uma decisão pessoal ou da direção do PT, mas sim da base do partido. O senador ressaltou que o PT também saía vitorioso das prévias, citando o crescimento da participação dos filiados.

O senador disse que os votos que obteve expressam a sintonia de parte do PT com suas idéias, mas ressaltou que todos respeitam o resultado das urnas e se comprometeu a percorrer o país em campanha para que Lula chegue à Presidência da República.

Suplicy disse, ainda, que em nenhum momento sua decisão de participar das prévias decorreu de problemas pessoais como teria afirmado a jornalista Dora Kramer, em sua coluna no Jornal do Brasil.

Em aparte, a senadora Marina Silva (PT-AC) parabenizou Suplicy e a participação dos militantes e disse que o partido cumpriu seu papel de "democracia viva". O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) também cumprimentou o partido e informou que o PMDB em Santa Catarina também realizou prévias para escolher seu candidato ao Senado, com a participação de mais de 10 mil filiados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: