Só inclusão social diminuirá violência, diz Tião Viana

Da Redação | 01/02/2002, 00h00

Apenas uma política de inclusão social diminuirá os níveis de violência registrados no país, afirmou o senador Tião Viana (PT-AC) em entrevista à Agência Senado nesta sexta-feira (1o). Viana acredita que as ações de combate à violência devem ser direcionadas especialmente para a juventude, garantindo um horizonte de futuro, perspectiva moral e de integração por meio do esporte.

Tião Viana destacou que a segurança pública vem melhorando no Acre. Hoje o estado tem o quarto efetivo policial do país e um soldado não ganha menos do que R$ 1.150,00. De acordo com o senador, no Acre não há mais assassinatos de bandidos por policiais nem de policiais por bandidos.

O Acre ainda criou uma força-tarefa contra a violência, o que assegurou a abertura de 1.307 vagas na polícia. Também foi aumentado o número de vagas nos presídios. "O estado ainda não é modelo em termos de segurança, mas já dá sinais de estabilidade e governabilidade", afirmou. Conforme o senador, o governador do estado do Acre, Jorge Viana, irmão do senador, sofre risco real de vida e vem recebendo ameaças, graças às mudanças que vem implementando no estado.

Tião Viana criticou o debate em curso sobre a violência, na sua opinião, pautado pela imprensa. "A imprensa tem que ser pautada pelo Congresso e não o contrário", disse.

O ex-governador do Acre e ex-senador, Geraldo Mesquita, em visita ao senador Tião Viana, afirmou que Jorge Viana está recebendo ameaças de morte "por prestigiar a Justiça".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: