Lobão anuncia criação de comissão que irá propor soluções para combater violência

Da Redação | 28/01/2002, 00h00

O 1º vice-presidente do Senado, Edison Lobão, anunciou que as lideranças partidárias e os integrantes das Mesas do Senado e da Câmara deverão, nesta terça-feira (29), criar uma comissão destinada a propor soluções para combater a violência no país. A reunião dos líderes está marcada para as 15h, no gabinete do presidente do Senado, Ramez Tebet.

Em entrevista à Agência Senado nesta segunda-feira (28), Lobão esclareceu que o primeiro trabalho da comissão será selecionar, entre os quase 200 projetos que versam sobre segurança pública em tramitação no Congresso Nacional, aqueles que, concretamente, possam ajudar no combate à criminalidade. Feita a escolha, observou o senador, os projetos serão submetidos à votação em regime de urgência, tão logo os trabalhos do Legislativo sejam retomados. O recesso parlamentar termina no próximo dia 15.

Entre os projetos considerados prioritários, Lobão destacou a unificação das polícias civil e militar, a proibição do porte e registro de armas e penas mais duras para os chamados crimes hediondos, como o seqüestro seguido de morte.

O 1º vice-presidente acrescentou que outro projeto que irá demandar bastante discussão e que, a seu ver, certamente estará na relação das medidas selecionadas pela comissão, é o que diminui de 18 para 16 anos a idade mínima para que o cidadão seja processado criminalmente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: