Eduardo propõe o nome do brigadeiro Lysias Rodrigues para o aeroporto de Palmas

Da Redação | 29/10/2001, 00h00

O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) comunicou a apresentação de proposta dando o nome de brigadeiro Lysias Rodrigues ao aeroporto de Palmas, inaugurado durante comemorações do 13º aniversário do estado do Tocantins, no último dia 5. O senador lembrou que o brigadeiro foi um dos pioneiros da aviação militar no Brasil e um defensor, na década de 40, da emancipação do estado do Tocantins.

Eduardo Siqueira Campos ressaltou o papel do novo aeroporto na articulação nacional, unindo rotas aéreas e aumentando o intercâmbio inter-regional, transformando-se, no futuro, em ponto de distribuição e redistribuição de passageiros e cargas. Ele acrescentou que, com o novo aeroporto, abrem-se perspectivas de desenvolvimento para o turismo ecológico.

Eduardo Siqueira Campos citou também a inauguração da primeira unidade de geração de energia da Usina Luiz Eduardo Magalhães, com a presença do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. A usina, que terá cinco unidades de geração, deverá produzir, nos próximos meses, 902 mil Kw de energia. Somada às de Tucuruí, de Serra Mesa e a outras sete em fase de estudos e licitação, disse o senador, a usina deverá fazer do Rio Tocantins, e secundariamente do rio Araguaia, o novo modelo articulado de produção de energia, unindo os sistemas da Eletronorte, da Chesf e de Furnas e, por meio deles, os demais sistemas do país.

O senador afirmou que a área do estado do Tocantins, antes conhecida pelo seu abandono e por suas péssimas condições de vida passou por transformações profundas e hoje abriga um dos estados brasileiros de maior progresso e de melhores perspectivas de futuro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: