Roberto Saturnino: fortalecimento da ONU é fundamental para paz duradoura

Da Redação | 03/10/2001, 00h00

A revitalização da Organização das Nações Unidas (ONU) é imprescindível para uma paz duradoura, conforme disse o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) durante o debate com o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer. Para Saturnino, os atentados nos Estados Unidos podem trazer como resultado positivo a valorização da ONU, que, viria perdendo substância em decorrência da hegemonia norte-americana.

- É possível que haja uma certa revitalização da ONU, que os Estados Unidos, fiados no seu poderio e hegemonia, estavam colocando em certo desapreço - disse.

O senador entende que o combate ao terrorismo não deve ser tratado como uma questão ocidental, mas sim como de interesse da humanidade. E a ONU, avalia Saturnino, é a única entidade que tem credenciais para encaminhar a solução do problema. Outra conseqüência dos acontecimentos em Nova York e Washington, para o senador, deve ser o esforço pela paz entre palestinos e judeus.

- Desta tragédia repudiável, com perda de milhares de vidas humanas, pode resultar um acordo definitivo de paz no Oriente Médio, que poderia ter resultado de uma ação mais eficaz de manifestação de vontade dos Estados Unidos - afirmou.

Lafer também demonstrou a esperança na revitalização da ONU. A paz no Oriente Médio, disse ele, é do interesse dos Estados Unidos e da humanidade, e passa pela construção de um estado palestino e da paz deste estado com Israel.

- Há expectativa real de revitalização da ONU. O fato de os Estados Unidos ter pago suas contribuições atrasadas com a entidade é um indicativo relevante disso - comentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: