Reportagens da Globo sobre fome repercutem na CAS

Da Redação | 20/06/2001, 00h00

A série de reportagens sobre a fome levada ao ar pelo Jornal Nacional , da Rede Globo de Televisão, repercutiu na Comissão de Assuntos Sociais. O presidente da CAS, senador Romeu Tuma (PFL-SP), disse que as matérias revelam a existência de um país faminto e que é preciso fazer algo de concreto para combater a fome e a miséria.

Romeu Tuma, que se mostrou sensibilizado com as matérias, sugeriu a vinda à comissão do médico Malaquias Batista que, conforme mostrou uma das reportagens do Jornal Nacional , percorre diariamente vilas e lugarejos nordestinos na tentativa de ajudar crianças e adultos que passam fome. A comissão acolheu a proposta e deverá ouvir, também, os jornalistas Marcelo Canelas e Carmem Lúcia, responsáveis pela série de reportagens.

Tuma observou que o primeiro passo no sentido de combater à fome já foi dado com a apresentação do projeto que regulamenta o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, que deverá ser votado pelo Plenário do Senado semana que vem. Os recursos do fundo, conforme informou, serão aplicados em nutrição, saúde, educação, habitação, reforço da renda familiar e em programas de relevante interesse social.

A senadora Marina Silva (PT-AC), apesar de reconhecer os méritos do Fundo da Pobreza, acha, entretanto, irrisórios os recursos a serem destinados ao programa, no total de R$ 4 bilhões. Para ela, de acordo com recentes estudos, o país necessitaria de, pelo menos, R$ 42 bilhões para levar a frente um programa sério de combate à fome e à miséria.

O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) também se sensibilizou com as reportagens do Jornal Nacional e disse que elas mostram a realidade de um país faminto. A seu ver, somente com uma decisão política do governo é que se poderá erradicar a fome e a miséria no Brasil. Do contrário, acrescentou, o país continuará a conviver com o problema, "que envergonha todos os brasileiros".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: