Fogaça pede providência para repatriar menino brasileiro

Da Redação | 08/06/2001, 00h00

O senador José Fogaça (PMDB-RS) solicitou, das autoridades brasileiras, providências imediatas para conseguir o repatriamento do menino brasileiro Iruan, de 8 anos, detido em Taipé, capital de Taiwan, pelos familiares de seu pai, capitão da Marinha Mercante daquele país.

Fogaça destacou que os familiares de sua mãe, brasileira, foram recebidos pelo ministro da Justiça, José Gregori, que prometeu envidar esforços nesse sentido. O fato de o Brasil não manter relações diplomáticas institucionais com Taiwan - por exigência da China - certamente irá dificultar os entendimentos, mas a justiça certamente irá prevalecer, disse o senador.

Ele relatou que o menino perdeu a mãe, ainda pequenino, tendo sido criado pela avó materna. O pai, registrou, em cartório brasileiro, que abria mão do pátrio poder em favor dessa avó e, periodicamente, vinha visitar o filho no Brasil. Recentemente, pediu para levar o menino para visitar sua família, em Taipé. O pai faleceu enquanto o menino ainda estava em Taiwan e, agora, a família chinesa não quer devolvê-lo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: