Simon afirma que ACM elegeu Jader presidente do Senado

Da Redação | 15/02/2001, 00h00

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) garantiu que o ex-presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, foi o autor, o diretor e a principal personagem do que ele definiu como "o filme" que consagrou Jader Barbalho (PMDB-PA) como seu sucessor no cargo. "O PMDB estava muito satisfeito com o trabalho de consolidação do partido levado adiante por Jader na Presidência da Executiva e não tinha intenção de tirá-lo dessa função", garantiu.

Segundo Simon, foi Antonio Carlos o responsável pela força da candidatura Jader dentro do PMDB, ao lançar um veto ao seu nome, uma ingerência inaceitável dentro do partido. "Quando o líder do PFL, senador Hugo Napoleão, nos revelou que a Executiva do partido não tinha condições de levantar o veto, ele transformou a candidatura Jader numa imposição dentro do PMDB", disse o senador, ao sair, nesta quinta-feira (dia 15), da sessão solene de reabertura dos trabalhos do Congresso.

Simon acrescentou que Antonio Carlos cometeu seu segundo erro ao lançar a candidatura do senador José Sarney, "queimando" suas chances de sair como candidato de consenso, em função de sua biografia. "A conseqüência mais grave para o PFL foi a derrota da candidatura do deputado Inocêncio de Oliveira à Presidência da Câmara, que poderia ter sido uma das mais fáceis da história da Casa", afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: