LÚCIO ALCÂNTARA REGISTRA 111 ANOS DE NASCIMENTO DE EMPRESÁRIO CEARENSE

Da Redação | 02/12/1999, 00h00

O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) registrou os 111 anos de nascimento do empresário cearense Pedro Philomeno Ferreira Gomes, "figura modelar, que construiu uma das mais sólidas obras econômicas deste século, descobrindo e multiplicando as potencialidades do meio, fundando empresas e gerando empregos, tendo sempre em vista o bem estar da coletividade". Por tudo isso, afirmou o senador, "seu pioneirismo virou lenda na voz do povo".
Alcântara fez um breve histórico da vida do empresário, nascido em Sobral, no Ceará, a 7 de julho de 1888. Aos seis anos de idade, relatou o parlamentar, Pedro Philomeno chegou a Fortaleza, e aos 16 anos foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou com o irmão, que era comerciante de artigos finos. De volta à capital cearense, em 1912, Philomeno casou-se com Maria Júlia Machado da Fonseca (Dona Maroquinha) e assumiu o posto de capitão da Guarda Nacional.
O senador pelo Ceará destacou a atividade industrial de Pedro Philomeno no plantio e beneficiamento do algodão, do qual fabricava óleo comestível e sabão, e no setor têxtil, com a produção de tecidos para exportação a partir da instalação, em 1926, da Fábrica de Tecidos São José. O senador apontou o pioneirismo de Philomeno que, há 50 anos, iniciou a primeira política de reflorestamento no estado, ao substituir cada árvore abatida por uma muda de caju, e registrou também suas atividades no ramo da hotelaria, com a construção dos hotéis Iracema Plaza e Lord, considerados os melhores da época em Fortaleza.
- Uma obra desse porte, construída numa fase histórica de tão raras iniciativas econômicas e sociais haveria de resultar na glorificação do seu grande idealizador e benfeitor, que aplicava todos os ganhos conquistados na própria terra. Pedro Philomeno Ferreira Gomes foi um dos mais autênticos e denodados pioneiros deste século, no Ceará, fazendo jus a legenda que o povo lhe outorgou, como símbolo do trabalho, da imaginação criadora e do milagre de transformar os bens da terra - concluiu Lúcio Alcântara.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: