PRESIDENTE DO TCU DEFENDE INFORMATIZAÇÃO DO LEGISLATIVO

Da Redação | 29/11/1999, 00h00

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Iram Saraiva, defendeu nesta segunda-feira (dia 29), durante a abertura do I Seminário Nacional da Comunidade Virtual do Poder Legislativo, em Salvador, a utilização da informática pelos Parlamentos. Segundo o ministro, os parlamentares devem ficar atentos aos recursos da tecnologia da informação para fazerem leis que venham ao encontro dos anseios da sociedade brasileira. O TCU foi um dos primeiros órgãos governamentais a aderir ao Projeto Interlegis - a rede de computadores, que vai conectar Senado, Câmara dos Deputados, assembléias legislativas e câmaras municipais. O projeto terá aval do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e investimento total de US$ 50 milhões (50% do BID e 50% do governo brasileiro).
A Interlegis chegará a 2.500 municípios, com estações de trabalho compostas de microcomputador, impressora, placa de vídeo e antena parabólica. No primeiro ano de execução do projeto (previsto para três anos), serão atendidos 558 municípios, identificados como municípios-pólo, a partir de classificação definida pelo IBGE e acordada na negociação do projeto com o BID. Regina Célia Peres Borges, diretora executiva do Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen), órgão responsável pela execução do projeto, informou que serão instaladas 31 salas, com infra-estrutura para videoconferências nas assembléias legislativas dos estados e do Distrito Federal, na Câmara dos Deputados, no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Senado Federal. Dessa forma, o Programa viabiliza a realização de videoconferências e de um "Plenário Virtual" - reunião de deputados federais, estaduais e senadores, cada um permanecendo em suas respectivas casas legislativas, para tratar de temas relevantes para o país.
Aberto pelo vice-governador da Bahia, Otto Alencar, o Seminário será realizado até a próxima quarta-feira (dia 1º) e reúne senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e representantes das casas legislativas. Ainda durante a abertura dos trabalhos, o deputado federal, Júlio Semeghini, que representou o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, garantiu que a Interlegis vai possibilitar maior interatividade entre a população e os parlamentares. Também participaram do primeiro dia do Seminário o gerente de pesquisas da IBM, Jean Paul Jacob, e o diretor do Projeto Portinari (http//www.portinari.org.br), João Cândido Portinari.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: